quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Anos 80


Esse blog não é sobre o filme Os Goonies, mas, sim, sobre os anos 80. Já há algum tempo eu alimentava a idéia de criar um espaço no qual eu pudesse falar exclusivamente sobre a década de 80, mas me faltava um nome. Precisava ser um nome plenamente identificável com aquela que durante algum tempo foi chamada de “década perdida”. Hoje tive um flash: Gonnies. Mas claro. Como eu não havia pensado nisso antes? Os Goonies é o meu filme preferido, não apenas dentre os filmes oitentistas, mas dentre todos os filmes já vistos por mim até hoje. Mas por que criar um blog sobre os anos 80? Ah, pra exteriorizar um pouco a minha nostalgia. Para dialogar com pessoas que também sintam saudade daquela época na qual éramos felizes e não sabíamos. Essa visão nostálgica dos anos de nossa infância é comum a todas as pessoas de todas as idades quando elas chegam a idade adulta e se confrontam com as responsabilidades da vida. Mas será que é apenas isso que torna os anos 80 especiais para mim e para tantos outros? Creio que não. Vejo adolescentes, alunos meus, fascinados pela década de 80, sentindo saudade de uma época que não viveram. Enquanto escrevo esse texto ouço “Only Time Will Tell”, do Asia, tema de um comercial do cigarro Hollywood. Naqueles tempos comerciais de cigarros eram maneros. Vejam só. Então, acho que as maiores características dos anos 80 eram a simplicidade, o exagero, uma certa ingenuidade e o descompromisso. Enquanto os anos anos 60 e 70 foram marcados pelo engajamento político, pela rebeldia, os anos 90 pelo cinismo, pela ausência de romantismo e pela ideologia ecológica, os 80 pode ser definido como um período de descobertas, de alienação política e de romantismo. Os jovens não queriam mudar o mundo, queriam se divertir e amar. Bom, esse texto já ta muito longo. Nos próximos posts, quando eu falar sobre os filmes, músicas, telenovelas, séries, minisséries, programas de auditório, infantis e tudo o mais expressarei melhor o que me torna um irremediável saudosista apaixonado pelos anos 80. Para quem passar por aqui, gostaria que dissesse o que a década de 80 significa para você.

4 comentários:

MaxReinert disse...

Opa!!!
Primeiro comentário do BLOG????

Então.. só me resta desejar muito sucesso por aqui...

e aplaudir a lembrança dos Goonies... com certeza um ícone absoluto dos anos 80!!!

Anderson disse...

Parabéns pelo blog.

A década de 80 tem muito o que se comentar.

vLW

Anônimo disse...

Olha só, estou com 35 anos de idade, dá para vc ter uma idéia do que os anos 80 representaram para mim, vivi aquilo tudo, o movimento New Wave, os filmes maravilhosos... Excelente idéia de blog, parabéns!!

www.ooohay.wordpress.com

blog disse...

Quando os Goonies vieram a campo, Johnny, eu já não era mais garoto. Já estava na universidade e sendo professor...sim, estou velho, embora nem tanto.
Mas sua idéia de resgatar essa época é válida. Diferentemente dos seus, meus alunos não têm interesse nos anos 80. Aliás, interessam-se muito pouco por qualquer coisa, com raras e comemoradas (por mim) exceções.
Valeu, camarada.
Abraço.

p.s. Tenho 45. (anos, não arma)