domingo, 25 de novembro de 2007

Goonies are good enough


Quando os Goonies foi lançado nos cinemas, no longínquo ano de 1985, eu lembro de ter ficado fascinado com o clipe da música de Cindy Lauper que vi no Fantástico, mas infelizmente não o vi nos cinemas, assistindo-o apenas quando estreou na TV. E quando isso aconteceu... Uau. Que filme! Eu era criança, pré-adolescente, não assistia filmes pensando em roteiro, direção, nem nada dessas coisas, mas eu sabia que aquele filme era perfeito em todos os quesitos. Quando se é criança, adolescente, pensa-se apenas no entretenimento, no prazer de assistir um filme que te provoque alegria, adrenalina, comoção, e os Goonies traduz com perfeição a magia das fantasias infantis. Não fantasias de fadas, duendes, castelos medievais com ogros e dragões, mas, sim, viver uma aventura: um mapa de tesouro, piratas, vilões cartunescos, amizade a toda prova, a garotinha ruiva, um monstro que é uma criança superdesenvolvida, salvar o seu lar, ser um herói. Quem nunca quis ser um Goonie? Quem nunca sonhou ser um caçador de aventuras como Mickey, Bolão, Bocão e Dado? Eu queria. Sempre que me perguntam qual o meu filme preferido, esperando que eu diga um desses hiper conceituados, cinema de arte, um filme político ou cabeça, eu respondo sem titubear: os Goonies. Na maior parte da vezes tiram onda com a minha cara por causa disso, mas eu não me importo. Sim, The Goonies é o meu filme preferido. Posso assisti-lo trocentas vezes sem enjoar. Mas, infelizmente, a tv não o reprisa mais, preferindo passar Esqueceram de Mim 4, Dr. Doolitle 2, ou qualquer besteira das gêmeas Olsen. Há crianças que nunca viram os Goonies, isso é um pecado. Mas não apenas as crianças, todas as pessoas deveriam pelo menos uma vez por ano assisti-lo para resgatar um pouco dentro de si aquele espírito de sonho e inocência perdida. Alguém precisa ser muito rabugento, muito azedo, amargo, para não esboçar pelo menos um sorriso ao ver Bocão (Corey Feldam, um ícone dos anos 80) botando terror na empregada hispânica ao traduzir errado para ela as ordens da patroa, ou quando Bolão é torturado e fala sobre como fez toda uma platéia de cinema vomitar, ou não se emocionar ao ver o Mickey (Sean Astin, o Sam de O Senhor dos Anéis) incitar os amigos a insistirem em seu sonho de encontrar o tesouro de Willy, o Caolho, caso contrário eles se separarão e os Goonies deixarão de existir. E Sloth, a aberração mais camarada, simpática e querida do cinema? Produzido por Steven Spielberg, dirigido por Richard Donner (da série Máquina Mortífera) e roteirizado por Chris Columbus (diretor dos dois primeiros Harry Potter) o Goonies para mim é mais que apenas cinema, é magia pura e simples, magia que não precisa ser ensinada em Hogwarts alguma, mas que nasce da nossa imaginação e da nossa eterna infância.


Na foto os atores e o diretor Richard Donner 20 anos depois.

15 comentários:

Anônimo disse...

Legal o blog,
nunca assisti esse filme
nunca ouvi falar
XD

Mano Guardanapo disse...

Nunca tinha ouvido falar desse filme.

Quem sabe se sobrar tempo eu veja

Marina disse...

Bom, eu nem tinha nascido ainda, mas parece ter sido muito importante pra ti. Quando eu era criança gostava de filmes de fantasia e desenhos animados.

Um beijo

César Schuler disse...

como alguém nunca ouviu falar desse filme?!?!?!

vive passando na Sessão da Tarde :D

Vinícius Rodovalho disse...

Rs... Não sei se já tinha nascido quando estreou o filme, mas sei que nunca o assisti.

E o que você disse é mesmo verdade. Fala sério, sempre tem um filme que marca a nossa infância. Acho que é por causa da tal imaginação mesmo...

Olha, meu computador anda me pasando muita raiva, porque não está saindo som quando assisto aos vídeos do Youtube. Mas tão logo eu arrume isso, eu assisto ao trailler. Deve ser bom mesmo.

Mas o que marcou minha infância foi Harry Potter. Rs.

Everaldo Ygor disse...

Nossa, viagem no tempo...
Legal esse post...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Marco Antonio Araujo disse...

Ah minha infância foi nos anos 90, sou de 86...

Mas eu adoro os 80 também...
Filme que marcou minha infância foi Esqueceram de Mim!

HAHAHA

Lucas disse...

nunca vi esse filme, mas td mundo o cita cm um dos classicos da sessao da tarde, vou procurar assistir. bom blog!
www.oapanhador.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá... Nunca vi o filme, mas depois desse emocionante post fiquei até com vontade!!

Sua escrita é mto boa!
Abraços!

Guilherme disse...

Bah n acredito que tem tanta gente que nunca viu esse filme!!!
Ele é clássico!
mto bom o filme..
abraço

young vapire luke lestat disse...

Eu já ouvi falar deste filme ,mas não sei muita coisa sobre ele.
Apenas que sua trilha sonora, foi trampolim para uma catora pop, mas, nem sei quem é...

[]s L.Sakssida

Maurício disse...

é novo esse blog né?
tu tbm é dono do cão chupando manga né
jamais ouvi falar sobre esse filme
mas parece se massa
legal o blog cara
aliás teus blogs sempre são massa

Everaldo Ygor disse...

Estou de volta...
Flash Beck total...
Pelo visto nem todos conhecem a obra, mas vale a pena ver...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Frank HW disse...

Marco dos anos 80!!!!!!!!!!!

Marcelo disse...

nunca ouviram falar?
NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO
COMO ASSIM??????
O MUNDO ACABOU E NAO ME AVISARAM